26/03/2013 Comentário (0) mosaico

Curso de Condutores Ambientais

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Não faz muito tempo, Carlos Hiran, Leandro Chester e a equipe da Geraes Viagens, ministraram curso de condutores ambientais, na Serra do Cipó.  Hoje, Hiran relembra, com orgulho, como foi essa investida e fala dos resultados satisfatórios que são observados nos dias atuais. “De imediato, ficamos surpresos com a quantidade de moradores locais que participaram, um total de vinte pessoas, entre jovens e idosos, todos muito interessados”, explica.

O curso teve duração de duas semanas. O local escolhido foi São José da Serra, distrito de Jaboticatubas, que serve como base para Lagoa Dourada. O paraíso pouco conhecido, na Serra do Cipó, guarda um dos Canyons mais bonitos e técnicos para a prática de canionismo no Brasil.

Muitos foram os temas abordados, dentre eles: Turismo de Aventura; Requisitos básicos de segurança, no Turismo de Aventura; Situações e procedimentos de emergência; Interpretação de sinais naturais climáticos; Técnicas de cartografia, navegação e orientação; Legislação ambiental / Unidades de Conservação.  Na oportunidade falou-se também da importância de gerar recursos e sustentabilidade para a região, além de organizar o local visando uma interação com a proposta dos condutores. A partir daí foi realizado um pequeno projeto para padronizar a sinalização do vilarejo, que contou com o apoio das pousadas e restaurantes do entorno. Até hoje toda a sinalização é feita somente de madeira.

A visitação no local só é possível com a companhia de guias turísticos.
Para maiores informações: (31) 30471221.