19/03/2013 Comentário (0) corrida, corrida de montanha, gps

Conhece o Strava?

Strava2

Faz anos que comecei a correr. Não gostava. Achava monótono. Mas precisava fazer um exercício aeróbio durante a semana, para manter a regularidade nos treinos. Comprei um tênis qualquer e comecei. Aos poucos fui melhorando meu desempenho: três quilômetros, cinco, dez, uma provinha aqui, outra ali. Ia pescando desafios e me mantendo motivado.

Percebi que as subidas me causavam um prazer especial, afinal elas são mais exigentes, e se você sobe bem, você “vôa”, quando está em superfície plana.  Por causa das subidas, acabei chegando ao cross-country.

Meus treinos, em terra, ficaram constantes, e de uns tempos pra cá, ficaram sérios também. Comprei um GPS e abri uma conta no Strava. Pra quem não conhece, o Strava é um gerenciador de treinos,  onde você pode arquivar seus tempos, recordes pessoais por trechos e percursos. No Strava, seus tempos são comparados com os tempos de outras pessoas, e nessa brincadeira de vigiar e ser vigiado, o bichinho da competição acaba te pegando. Foi assim comigo.

O Strava também cria desafios. Um exemplo é o “20 Milhas”, eu me inscrevi nesse programa. Funcionou assim: era preciso alcançar a meta sugerida em uma única corrida, no período de 10 dias. Uma corrida só para você, no circuito que você quiser e no dia mais adequado também. Se você começou a correr num dia e ficou indisposto, tudo bem, vá para casa, descanse, e tente de novo no dia seguinte.

Para fazer esse programa escolhi a trilha “Tapete Branco”, que liga o Morro do Chapéu a Macacos. E em Macacos pegaria a “Perdidas”. O começo da trilha é uma descida bem técnica, com muitos degraus. Segui firme e em ritmo constante.  No final da trilha resolvi mudar o trajeto, peguei um trecho desconhecido, mas que me pouparia de atravessar por dentro da cidade. Parei no Quiosque do Professor, em Macacos, para tomar um refrigerante. Depois subi o “Xulica”, 2 km de asfalto, lá eu comi um abacaxi inteiro. No total foram 34,5 km percorridos em quase 5 horas, numa altimetria acumulada de 1.200 metros. O próximo desafio Strava será uma Maratona. Agora, se você quer moleza, é melhor correr na esteira.

Zé Álvaro
Atleta Radicore e colaborador